terça-feira, 1 de setembro de 2009

Aconteceu no dia 01 de setembro

Um pouco da História de Mato Grosso do Sul

1927 – Morre no Taboco, o coronel Jejé. Aos 75 anos, falece em sua fazenda no município de Aquidauana, o coronel José Alves Ribeiro. Político influente no final do século XIX na região Sudoeste, foi um dos fundadores da cidade, onde morou, por muito tempo antes de exilar-se na fazenda. Seu neto, Renato Alves Ribeiro, que o conheceu já no final da vida, relembra:
“Vovô Jejé era um homem de temperamento alegre, apesar de ser um homem enérgico. Gostava de contar casos, gostava de política e sempre exerceu influência no Estado. Sua casa funcionava como um ponto de reunião da cidade. Pela manhã recebia na sala de visita, à tarde aproveitava a fresca da sombra da casa e à noite a roda era feita na porta da rua. Sempre roda grande, correndo um cafezinho e uns bolinhos de queijo, de horas em horas. Essas reuniões iam sempre até as 9:30 – 10 horas. Ali era um ponto de encontro das principais famílias da vila.
Tinha ao lado da casa o seu curral, com vacas de leite e cavalos arreados. Ali chegavam as carretas do Taboco, trazendo produtos da fazenda para abastecimento da casa e produtos para comercializar, como couros secos, charque, etc.
A sua casa era grande, farta e com enorme criadagem, principalmente bons cozinheiros, que quase sempre eram índios terenas.”*

Fonte:

* Renato Alves Ribeiro, Taboco, 150 anos - balaio de recordações, 1984 p 69

Do meu livro DATAS E FATOS HISTÓRICOS do Sul de Mato Grosso ao Estado do Pantanal, p 350

Nenhum comentário: