segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Aconteceu no dia 31 de agosto

Um pouco da História de Mato Grosso do Sul

1866 – Paraguaios recuam para a fronteira. Outra carta de Taunay ao pai, no Rio de Janeiro, dá conta da movimentação das tropas paraguaias na região do rio Aquidauana:
“Tivemos ontem notícias da outra margem do Aquidauana, o inimigo lá não está mais. Com certeza o estado dos negócios de Lopez o obrigaram a retirar os 1700 homens que guardavam o distrito de Miranda. É bom sinal que faz pensar na conclusão da paz. Ao mesmo tempo é para nós triste não termos podido atacá-los daqui. Como para isso em nada concorri, pelo contrário, tendo preparado com o Lago em junho todos os meios de transposição do Aquidauana – faço como Pôncio Pilatos.
Creio no entanto que na segunda-feira daqui decamparemos devendo seguir para o Apa.
Felizmente os caminhos que temos à frente não são mais os pantanais famosos e pelo contrário belos campos extremamente salubres estendendo-se do Aquidauana ao Apa. Constituem os territórios ambicionados pelo Paraguai que agora perderá para sempre o direito de o considerar litigioso.”(1)

1914 – Ligados trilhos da Noroeste. As duas frentes de implantação da estrada de ferro (Itapura-Porto Esperança) se encontraram em Campo Grande, completando a grande obra de acesso do Oeste ao litoral. A de Porto Esperança alcançara a cidade em maio. J. Barbosa Rodrigues resume o ato oficial da entrega da estrada:
“No dia 31 de agosto no mesmo ano de 1914, teve lugar a famosa ‘ligação’ dos trilhos, o que ocorreu às 10 horas da manhã sobre o córrego Taveira, onde hoje se ergue a estação de Ligação, nome que perpetuou o acontecimento. (...)
A inauguração oficial da ferrovia teve lugar, porém, no mês de outubro, no dia 14, chegando a Campo Grande o trem inaugural por volta das 10 horas, quando foi festivamente recebido pelos habitantes da vila.” (2)

Notas
(1) Taunay, Cartas no Mensário do Jornal do Comercio, 1943 p 171
(2) J. Barbosa Rodrigues, História de Campo Grande, 1980 p 128

Do meu livro DATAS E FATOS HISTÓRICOS do Sul de Mato Grosso ao Estado do Pantanal, Edipan, 2004 pp 308 e 309.

Nenhum comentário: