quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Aconteceu a 16 de setembro

Um pouco da História do Estado do Pantanal

1866 – Tropas brasileiras chegam ao Agachi. A caminho de Miranda, de onde partiria para a fronteira a fim de combater o inimigo em seu território, a força expedicionária acampa às margens do pequeno córrego:
“Às 7 ½ da manhã decampou-se, caminhando 2 ½ léguas em terrenos planos às vezes em outras onduladas até o pouso do Uagaxi, onde se chegou às 11 horas da manhã, formando-se o acampamento da margem esquerda do córrego do mesmo nome, que neste tempo mal deu água para a força. Vai este engrossando por pequenos contingentes, passar no caminho entre Lauiâd e Esponadigo e banhar a pequena aldeia de Quiniquinaos em Uagaxi, a qual fora destruída pelos paraguaios, indo os índios refugiar-se nas brenhas da serra de Maracaju. O rumo médio seguido foi ao O.: o trilho, que ora se alarga nos campos, ora estreita-se, é de base argilo-silicosa, firme pela elevação dos terrenos sobre que é lançado.” (1)

1930 – Inaugurada linha aérea em Mato Grosso. São iniciadas viagens regulares uma vez por semana entre Cuiabá e Corumbá, pela empresa Condor, que utiliza hidro-aviões. (2)

Notas:

(1) Taunay, Em Mato Grosso Invadido, p 83
(2) Rubens de Mendonça, História do Poder Legislativo de Mato Grosso, p 15

De meu livro DATAS E FATOS HISTÓRICOS do Sul de Mato Grosso ao Estado do Pantanal, Edipan, 2001, p 331.

Nenhum comentário: