domingo, 20 de setembro de 2009

Quem planta cana, colhe tempestade

O perigo não é plantar cana do Pantanal. O perigo é moer cana no Pantanal. O que precisa acabar mesmo é com esta moagem de plantar cana do Pantanal. O Pantanal é intocável. Só o Almir Sater pode tocar o Pantanal. Só a pata do boi pode tocar o Pantanal. Só o jaburu pode cagar no Pantanal. Desenvolvimento sustentado é desculpa para transformar o serrado em carvão Pelo sim pelo não, vamos dizer não. Não ao horário eleitoral gratuito, não às proibições em geral e ao senador cara-de-pau que queria a identificação dos doadores de grana para a campanha eleitoral. Melhor seria a liberdade total da campanha eleitoral, com a volta dos bonés e camisetas, dos comícios animados e dos papéis pregados no poste. A campanha é a festa da democracia. No Brasil as campanhas mais parecem um velório, com vivandeira e tudo. O deputado deu-se ao luxo de atirar a cartilha no lixo. É que segundo ele, a cartilha desaprende. Eu desaprendi lendo jornal, ouvindo rádio e discurso de deputado. Não sou o Armandinho mas dou minhas tuitadas. Não sou o Antonio João mas tenho cá os meus canteiros. Na próxima quero voltar pau de arara pra ver se viro presidente. Quero voltar chuva grossa para me tornar enchente. Ninguém aí vai fazer campanha para os refugiados de Santa Catarina? O Sarney não renunciou, não foi cassado e o caso Sarney parece coisa do passado. Você é contra a nomeação de parente? E se fosse o seu parente? Não ponha sua mão no fogo, nem atire a última pedra, nunca diga sim, nunca diga não, talvez você precise dos dois. Deixe sempre pra depois. Se não fosse pra esperar não haveria fila. A fulana anda fula com esta minha fala fina.

Odilon,um político independente

Por curiosidade o seu nome foi parar na última pesquisa do Ibrape. Alguém o indicou ao Paulo Catanante, diretor do instituto de pesquisa e este inseriu-se como candidato ao governo do Estado e ao Senado. Na primeira surpreendeu com razoáveis 5%, o que não deixa de ser considerável para quem nunca havia sugerido a possibilidade de pleitear um cargo eletivo. Para o Senado, foi simplesmente revelador, nunca inferiores a 14% em quaisquer cenários, deixando para trás políticos calejados como o deputado Valdemir Moka, o senador Valter Pereira e até o pré-candidato da oposição Dagoberto Nogueira, que perde para ele na região da grande Dourados . Tido como paladino da justiça, pelo destemor com que enfrentou o crime organizado, o contrabando e o tráfico de drogas, Odilon de Oliveira ganhou notoriedade nacional, quando a grande imprensa mostrou o esquema de segurança que garante sua vida, ameaçada pelas organizações criminosas que ele, corajosamente, combate.Nordestino de Exu, no Pernambuco, fez o curso de Direito na antiga FUCMAT, atual UCDB. Ele que quando chegou a Mato Grosso na década de 60, ainda adolescente para trabalhar na roça em Jaciara, não sonhava ser juiz e nem mesmo tinha a menor noção do que seria a magistratura, viria a se transformar num dos mais conceituados juizes federais do Brasil, poderá, caso aceite esta reviravolta em sua trajetória, tornar-se a novidade nas próximas eleições, como candidato a senador ou mesmo a governador do Estado. As pesquisas mostram isso e criam uma alternativa para o eleitor, que preferir um político independente para votar em 2010.

De Salomão a Poncio Pilatos

O governador André Pucinelli, depois de quase um ano esquentando a cabeça com o problema do candidato ao Senado do PMDB, esta semana, conseguiu colocar o ovo em pé. Com uma decisão salomônica, lavou as mãos, transferindo a decisão entre o senador Valter Pereira, que pretende a reeleição e o deputado Waldemir Moka, preterido há três eleições, para uma prévia entre os filiados do partido em todo o Estado. O vencedor da eleição será o candidato do PMDB, que tem direito a duas vagas, mas pretende ceder uma delas para um dos partidos ou ao PT, caso numa remota decisão de Brasília, haja uma chapa de conciliação regional. A última prévia que o PMDB realizou em Mato Grosso do Sul foi para a eleição de governador em 1994, quando Wilson Martins foi o candidato vitorioso nas prévias e na eleição contra o então senador Levy Dias. A idéia da prévia naquela ocasião foi então ex-deputado Valter Pereira, que aceitou, sem resistência, a proposta do governador André Pucinelli. A eleição interna deverá ocorrer no primeiro semestre de 2010. Quem perder terá o apoio do outro para deputado federal.

TWITTER

O SECRETÁRIO de Saude do Município de CG, Henrique Mandetta tem uma versão para a H1N1: gripe sarney. Pega toda a família e é dura de sair. A COPAGAZ e outras grandes empresas de Mato Grosso do Sul não patrocinam o futebol profissional do Estado porque não confiam em seus dirigentes. O GOVERNADOR André Puccinelli relutou mas terminou sendo convencido a aderir ao twitter. No começo será atualizado por sua sub-secretaria de comunicação. OS SUPLENTES de vereadores, que reivindicam vagas para assumir, poderão ver seu sonho desmoronar na justiça. É o que sinalizam os presidentes do TSE e STF. VEM AÍ A GRANDE polêmica de instalação de usinas de álcool na bacia do Alto Paraguai, eufemismo para invadir o Pantanal com plantações de cana. FREI GREGÓRIO de Protásio Alves, falecido recentemente, virou nome da rua onde ele construiu na década de 60, a igreja de Fátima, no jardim Monte Líbano. CAMPO GRANDE poderá ter um hospital exclusivo para crianças. A idéia é do vereador e médico Paulo Siufi, cuja iniciativa tem o apoio unânime dos demais vereadores. O PV defende a candidatura própria para governador de MS, mas poderá apoiar candidato de outro partido. A conjuntura dirá.

A maior mentira do mundo: Sua entrevista foi muito boa, logo entraremos em contato.

Nenhum comentário: