terça-feira, 15 de setembro de 2009

Acenteceu a 15 de Setembro

Um pouco da História do Estado do Pantanal

1866 – Bispo D. Luis chega à fazenda Santa Rosa, do capitão João Caetano Teixeira Muzzi:

“Exa. Rvma. foi recebido e hospedado com um cavalheirismo exemplar e o mesmo sucedeu ao pessoal de sua comitiva. O sr. Muzi com sua muito ilustre consorte a exa. sra. D. Filomena Chaves Muzi cuidaram logo de pedir e obtiveram de S. Exa. a demora de alguns dias na fazenda. Foi uma solução que muito aplaudimos. As forças estavam esgotadas, era necessário afrouxar o arco e o lugar era próprio para isso.
A fazenda denominada Porto de Santa Rosa foi fundada antes de 1850. Fica à margem direita do Brilhante, 12 léguas abaixo de sua vertente. Seus terrenos são acidentados, fertilíssimos, e tem abundância de águas altas, arroios correntosos, proporcionados para fornecerem regos d’água que poderão tocar grandes máquinas; oferece golpes de vista magníficos, pois dos pontos mais elevados se avistam superfícies de vinte ou mais léguas. O caminho mais frequentado é o que vem de Santa Anna do Paranaíba a este ponto e daqui à República do Paraguai. O Brilhante dista 8 léguas do rio Vacaria com o qual vai se juntar mais abaixo e formar o Ivinhema, tributário do Paraná. Seu curso é de 42 léguas mais ou menos e suas margens assim como a de outros rios são habitadas pelos selvagens das tribos coroados, canjuaz, guarani e canguaz.
A casa de vivenda é ótima: bem construída, espaçosa e ornada de elegantes móveis. Os cômodos são excelentes e tão convenientemente divididos, que sendo ocupados por hóspedes, ficam estes inteiramente independentes da família. Há outras casas próprias para mantimentos; um engenho de cana, olaria, tenda de ferreiro e estava em começo uma casa de serraria bem montada. A fazenda aformoseada por árvores frondosas e circundada de muitas fruteiras, notando-se muito gosto nas partes componentes dessa bela morada, devido ao natural, ativo e industrioso de seu proprietário que entende de tudo um pouco e exerce um pouco de todas as profissões.
Exa. Rvma. celebrou e pregou uma vez e deu o crisma a 60 pessoas, 32 do sexo masculino e 28 de feminino. Eu também celebrei uma vez e fiz além disso 4 batizados e dois casamentos.”
No dia 20 a comitiva deixou a fazenda Santa Rosa rumo a Vacaria e Campo Grande, termo de sua primeira viagem ao Sul do Estado. *

* Luis Philippe Pereira Leite, Bispo do Império, p 172

Do meu livro DATAS E FATOS HISTÓRICOS do Sul de Mato Grosso ao Estado do Pantanal, Edipan, pp 329 e 330.

Nenhum comentário: