sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Cuidado com o meu colesterol

A Marina não é do mar, mas enjoa, o tempo não tem asas mas voa. Entre o Chaves bolivariano e o mexicano eu fico com o do Sílvio Santos. Entre a Dilma, a Marina e a Heloísa Helena eu prefiro a Fernanda Montenegro. Ela representa melhor. As pesquisas não estão pra peixe. A lenha não está pra feixe. Se a saúde pública tivesse os mesmos índices de aprovação do presidente da República, o Pronto Socorro da Santa Casa dava até para morar. O Pedro Chaves até hoje não encontrou o chaveiro para abrir a mala preta da Santa Casa sem misericórdia. O prefeito Nelsinho Trad poderá representar o Brasil nas próximas Olimpíadas: lançador de obras. O Collor confessou publicamente que está obrando todo dia no Roberto Pompeu de Toledo. Em matéria de obra, o caçador de marajás aprendeu com sua ministra da Fazenda (lembra o nome dela?) que deixou um tolete enorme em minha caderneta de poupança. O Sarney passa desta semana? O Sarney vai passando, o tempo idem e a reforma política vai pras calendas gregas. Tem gente, que não tem muita coisa pra fazer (alem de twittar), pregando Constituinte Já! Se Constituinte resolvesse problemas o Brasil seria uma escola. Somos campeões de constituintes inúteis e constituições descartáveis. Não sou o Armandinho mas dou minhas tuitadas. Não sou o Fernando Collor mas dou as minhas obradas. Da próxima vez quero nascer em São Luiz pra ser herdeiro do Sir Ney, votar no Amapá pra reeleger o Sarney, crescer glutão pra ganhar sobá na feira e viver feito mendigo para não pagar imposto. Checape completado: meu colesterol bom está alto. O ruim também.

O que fazer com as bandeiras do PT

O governador André Puccinelli não terá dificuldade para consolidar seu projeto de reeleição. Terá que superar os efeitos da crise financeira que atingiu de cheio a arrecadação do Estado nos últimos meses e impediu o cumprimento de algumas metas, suscitando o recrudescimento das críticas da oposição e ensejando o aparecimento, com expressiva cotação nas pesquisas de seu adversário histórico, o Zeca do PT. A oposição levanta três bandeiras: as obras do Lula, os programas sociais e a insatisfação do servidor público com o governo. André, precavido, anota outras, como a reação de empresários à sua política fiscal. Ele tem menos de um ano para dar a volta por cima e, sabe que se quiser vencer a eleição, sem os transtornos e ameaças de um segundo turno, terá que decidi-la antes do início da campanha, como fez nos dois últimos pleitos que concorreu, onde entrou em campanha com 100% de certeza de vitória. Um trabalho de engenharia política o governador já está desenvolvendo para compor este projeto de segundo mandato. Com eficiência está articulando uma ampla coligação, com todos os partidos de sua base aliada, inclusive o PDT, cuja cúpula, à frente João Leite Schmidit e Dagoberto Nogueira tende a reeditar a aliança de 98, com o PT. A par desta ação partidária, o governador tentará superar as deficiências correntes, remediando os servidores com o atendimento parcial de seus pleitos salariais e ampliando o Vale Renda, de modo a desmobilizar a insatisfação de setores sociais. Mas, com que o governador conta como definitivo é com aquilo que ele mais sabe fazer: obras. Antes do final do ano, com recursos próprios e externos, Puccinelli transformará Mato Grosso do Sul em enorme canteiro de obras, com prazo garantido de entrega, capaz de dar por cumprida a promessa de fazer pelo Estado, aquilo que fez por sua capital. Quem viver, verá.

Os parceiros da guerrilha

Muito se lamentou entre os demais governos latinoamericanos a decisão da Colômbia em aceitar a instalação de sete bases americanas em seu território. Chaves esbravatou e até ameaçou o vizinho com bacamartes. Evo Morales rosnou alto e o Lula chamou o colega às falas. A presença americana no continente é tida como ameaça à soberania do hemisfério. Pode ser, mas só está acontecendo porque estes governantes que esperneiam não tiveram o menor interesse em desativar as Farcs. Ao contrário, o Chaves é parceiro dos amotinados, propiciando-lhes, inclusive, apoio logístico. O Evo, se precisar, junta todos os seus fiéis cocaleiros e adere à guerrilha. O Lula, se pudesse reconheceria o governo guerrilheiro. Cercado de amigos por todos os lados, Uribe teve um bom motivo para justificar a adesão norte-americana ao seu compromisso de extirpar a narco-guerrilha. Há meio século, agindo no interior do país, Farc e ELN, são os movimentos armados mais antigos da América. Tendo por doutrina, um socialismo carcomido pela prática equivocada onde operou, e por praxis, as investidas contra a democracia, em permanente estado de guerra, estes bandos armados sobrevivem da institucionalização do narcotráfico e da tolerância dos países fronteiriços, que disponibilizam opção de acesso aos seus militantes, na entrada de armas e saída de drogas. O esquerdismo zarolho do Brasil, Venezuela, Bolívia e Equador não deixa ver que esta guerrilha que corrói o tecido da frágil democracia latinoamericana, é contagiosa. Uribe está certo em aceitar a ajuda americana. Afinal, como vimos, a ameaça não é apenas da guerrilha.

TWITTER

MARINA SILVA, quem diria, no partido do Zequinha Sarney. ALCIDES BERNAL preparando o time para 2010. Será candidato a deputado estadual. CABO ALMI e Thays Helena, a bancada petista na Câmara Municipal, serão candidatos a deputado estadual. Almi tem experiência. Já perdeu três eleições. EDIL ALBUQUERQUE, o vice de Nelsinho Trad disse que está preparado para assumir caso o prefeito decida deixar o cargo para ser candidato ao Senado. SERGIO LONGEN, o presidente da Fiems vem sendo assediado por todos os partidos para ser candidato nas próximas eleições. Tem resistido o quanto pode. O JUIZ ODILON DE OLIVEIRA é outro que não tem tido sossego nestes últimos dias de filiação partidária. Já lhe ofereceram vaga para deputado federal, senador e até governador. SIMONE TEBET, a prefeita de Três Lagoas, que aparece bem nas pesquisas para o Senado, mostra-se acessível a disputar a vaga que era de seu pai. NELSON TRAD já está em casa, totalmente restabelecido de um enfartamento do miocárdio. Só deverá voltar a Brasília, entretanto, em setembro. ELIEZER DAVID estreou nesta quarta-feira, as 5 da tarde seu programa de turismo na Via Morena. (www.viamorena.com)

Nenhum comentário: