sábado, 29 de agosto de 2009

Aconteceu a 29 de agosto

Um pouco de história de Mato Grosso do Sul



1886 - Nasceu Laucídio Coelho, na fazenda Divisa, município de Herculânea, hoje Coxim. Filho de José Justiniano de Souza Coelho e Maria de Souza Coelho. Da fazenda Divisa, seus pais mudaram-se para a fazenda Bela Vista, Município de Rio Brilhante. Desde cedo - conta Lélia Rita de Figueiredo Ribeiro - se acostumou com a vida do campo e a criar o seu próprio gado. Em 1911 casou-se com Lúcia Martins, mulher prestimosa e companheira de luta. Laucídio já contava então com 700 reses para começar sua vida de casado, acrescidas que foram com as 540 reses de dona Lúcia. Em 1919, Laucídio já era o décimo maior proprietário de terras do município de Campo Graande, sendo dono de 36.000 hectares.
Laucídio foi um empresário moderno, dotando suas propriedades com técnicas sofisticadas de manejo e fazendo incursões no mundo dos negócios financeiros, com a aquisição do controle acionário do Banco Financial de Mato Grosso, a última instituição de crédito do Estado, incorporada ao antigo Bamerindus.
O casal teve os seguintes filhos: Adelaide, Eudeter, Italívio, Wilson, Edwiges, Lúdio, Magno, Hélio, Lourdes, Leonor Maria, Maria Leonor e Lacy. Destacaram-se na política, Italívio e Lúdio. Este foi senador da República e prefeito de Campo Grande em dois mandatos. Aquele, foi deputado estadual Constituinte de Mato Grosso (1947) e senador da República.
Laucídio Coelho, ainda em vida recebeu homenagem de Campo Grande e da classe produtora, denominando o parque de exposições onde hoje se realizam as maiores feiras agropecuárias do Oeste brasileiro. Aos 88 anos, faleceu a 3 de dezembro de 1975. (1)

1894 – Morre em Corumbá Antônio Maria Coelho. Aos 66 anos falece o herói da retomada de Corumbá na guerra do Paraguai. No exército desde 1839, onde assentou praça como voluntário, em 1847 foi promovido a alferes. Tenente em 1855, capitão em 1860, major e tenente-coronel em comissão em 1867, coronel em 1875, brigadeiro em 1888 e general de divisão 1890, foi reformado no posto de marechal. (2)
Com o barão de Melgaço participou das explorações territoriais ao Sul de Mato Grosso, antes da guerra do Paraguai; herói de guerra, comandou as tropas brasileiras na retomada de Corumbá aos paraguaios; integrou a comissão encarregada pelos limites entre Brasil e Paraguai, depois da guerra; e em 1889, é nomeado pelo governo provisório do marecheal Deodoro, primeiro presidente do Estado, na era republicana.

1903 – Nasce em Cuiabá, Fernando Correa da Costa. Filho de Pedro Celestino Correa da Costa e Corina Novis Correa da Costa. Fez o primário e o ginásio no Liceo Cuiabano e formou-se em Medicina, em 1926, na Faculdade da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. Fez estágio em Buenos Aires e mudou-se para Campo Grande, em 1927, onde “na direção de um fordinho-bigode atendia a qualquer hora do dia ou da noite a clientes das mais diversas camadas sociais, entre os quais não estabelecia distinções. As cinco horas já estava de pé para dirigir-se à Santa Casa onde gostava de operar bem cedo. As quintas-feiras eram reservadas para as operações de indigentes, das quais se tornou verdadeiro campeão. O consultório na Farmácia Central (...) era um verdaerio ambulatório. Ali estava sempre de avental branco, atento ao que se passava na rua, dando consultas até na calçada.”
A sua carreira política foi consequência de sua fama como cirurgião. Em 1946, com o restabelecimento da democracia, a convite dos advogados Wilson Barbosa Martins e José Fragelli, ingressa na UDN e vence a eleição para prefeito de Campo Grande em 1947. Em outubro de 1950 elege-se governador do Estado, cargo que voltaria a ocupar em 1960. Como governador sua maior ocupação foi com energia elétrica e transporte. Em seguida foi senador por dois mandatos consecutivos, encerrando sua carreira política em 1970. Faleceu em Campo Grande no dia 2 de dezembro de 1987.(3)

Notas
(1) Lélia Rita Figueiredo Ribeiro, Campo Grande o homem e a terra,1984 - p 336
(2) Estevão de Mendonça, Datas Matogrossenses, 1973, p 117
(3) Maria da Gloria Sá Rosa, Série Campo Grande III - p 87

Do meu livro Datas e Fatos Históricos - Do Sul de Mato Grosso ao Estado do Pantanal. Edipan, 2004.

Nenhum comentário: