sábado, 14 de julho de 2007

De minha coluna no jornal


MEU ALTO ASTRAL
Esta semana eu estive com a Nelly Bacha. A Nelly está em alta. O dólar
está em baixa. O som está na caixa. A caixa preta não se encaixa na faixa
verde dos bons costumes, os curtumes já não curtem, as cardumes já não
sobem, os queixumes já não cabem, os legumes não matam mais a fome. O nome
de minha identidade, em verdade, é apenas um número, que não é,
necessariamente, o número um. A Nelly Bacha fala alto. O auto-falante fala
baixo. Não precisa gritar que eu não sou surdo. Não adianta reclamar que
eu não escuto. Bendito é o fruto, malvisto é o vulto, bem-dito é o culto,
curto e grosso é o discurso, fraco e pouco é o recurso, o porco é limpo, o
burro não é besta, a sexta é fria, a cesta está vazia, o vazio enche, o
pavio apaga e a disenteria aplaca qualquer valentia. Quem não tem mensalão
vai de mesadão. Os deputados têm a mesada, a gauchada tem porco no rolete,
um filete de água limpa lava o estilete. O leite derramado, o derrame
letal, o ano letivo, o venerável burgo-mestre, o vulnerável
cabra-da-peste, tudo cabe no cabide. Eu não caibo no cabido. O cabedal da
Nelly Bacha é cabal. Eu não poderia ter estado com a Nelly Bacha. A Nelly
Bacha não existe.
PIADA INFAME
Dois desconhecidos conversavam. Um da cidade e outro da roça. O da roça:
qual é mesmo sua graça? O da cidade: o meu nome é do tamanho de minha
fortuna e de minha capacidade. O da roça: mas como é mesmo o vosso nome? O
da cidade: meu nome é Omar e o seu? O da roça: muito maior que o seu, dez
vez mais que o seu... O da cidade: eu duvido, mas diga lá. O da roça: o
seu é Omar e o meu é Osmar.
BASSET
O cão basset que enfrentou o pitbul e salvou a dona, uma criança de 9
anos, é o meu tipo inesquecível desta semana. A propósito do consenso de
que o cão parece com o dono, no caso do pitbul é o dono que parece com o
cachorro. Se você provocar ele até rosna.
ARTUZI
Campeão das pesquisas o deputado Ari Artuzi (PMDB) poderá ser o candidato
a prefeito de Dourados. A pedra no sapato poderá ser o deputado federal
Geraldo Resende, que deixou o PPS para disputar a vaga de Tetila, com o
prometido apoio do governador André Puccinelli, que já mandou dizer que não
acredita em pesquisa.
HEROIS
A cadeia revela dois heróis em Campo Grande. Ao deixar a cana, Nilton
César levanta a bandeira da legalização do jogo e ao entrar a médica Neide
Mota Machado protege-se com a bandeira da legalização do aborto. Ambos não
estão sós.

(Revista Boca do Povo, desta semana)

Nenhum comentário: