sábado, 17 de outubro de 2009

Aconteceu a 17 de outubro

Um pouco da História do Estado do Pantanal

1866 – Taunay volta a dar notícias de Miranda. Em carta a uma irmã no Rio, o tenente Taunay volta a lamentar a situação calamitosa das tropas brasileiras, antes de partir para o ataque aos inimigos na fronteira norte da República paraguaia:
“Há um mês chegamos a este montão de ruínas, que entretanto não deram ainda bom abrigo contra os furiosos furacões que temos tido.
Entretanto o nosso estado sanitário geral não é satisfatório para não dizer tristíssimo. Este mês até o dia presente já vi falecer três dos nossos companheiros e retirarem-se mais de vinte vítimas da maldita peste das pernas que dizima nossas fileiras. Era só o que nos faltava. Depois de tantos sofrimentos necessário se tornava esse complemento diabólico! Enfim Deus se compadecerá, afinal, de nós.
Tenho gozado excelente saúde, apesar de todos os achaques morais, conseqüência de minha prolongada estada nos Morros como já te tenho por várias vezes feito sentir.
Quem te leva esta é um dos pobres atacados de tal peste, o cap. Teodoro de Melo que não quis continuar no mal estado em que se achava e tratou logo de por-se a panos. Necessitamos quanto antes de uma medida enérgica, mudarmos incontinenti de local, procurando climas mais favoráveis como sejam Nioac e outros lugares numa zona apenas de 20 a 30 léguas. Mas um emperramento incompreensível domina o nosso comandante das forças, Carvalho, que persevera em ficar assistindo ao triste espetáculo desta pobre desorganização.
As febres intermitentes começam a fazer a sua entrada em cena, agravando os males presentes. Em Nioac o clima, a posição sobre o chapadão de uma grande serra, a água excelente quando aqui bebemos agora salobra, modificariam este estado lamentável de coisas. Daqui a 24 léguas talvez se achasse lenitivo aos nossos sofrimentos e o que se faz aqui?” 1

1892 – Revogada as denominações de Nioaque e Coxim. O presidente Manoel Murtinho veta decreto da Assembléia Legislativa, alterando os os nomes da vila de Levergeria e da freguesia de São José de Herculânia, que pretendiam adotar os nome que têm hoje, Nioaque e Coxim, respectivamente:
“Nego sanção à presente resolução por me parecer que nenhuma razão de utilidade pública a sufraga. O nome de Levergeria, dado à antiga povoação de Nioaque, foi uma homenagem prestada ao finado barão de Melgaço (Augusto Leverger), a quem Mato Grosso deve inolvidáveis serviços, sobressaindo entre eles importantes estudos sobre a geografia e história da extinta província; bem como a denominação de Herculânea, que tomou a povoação do Coxim, é um ato comemorativo da administração do ex-presidente Herculano Ferreira Penna. Não são, pois, arbitrárias tais denominações, mas antes se estribam em motivos mui plausíveis e uma vez que eles persistem, torna-se injustificável a alteração decretada, tanto mais quando a substituição do primeiro dos indicados nomes pode ser tida em conta de desconhecimento de méritos e serviços do barão de Melgaço, o que indubitavelmente não esteve na mente da ilustre Assembléia Legislativa. Acresce laborar em equívoco a resolução, quando afirma que as localidades de que se trata tiveram as denominações originárias de - ‘vila de Nioaque e freguesia de Coxim’ – visto como os nomes de Nioaque e Coxim, provenientes dos rios que banham aqueles lugares, perderam-nos as duas povoações ao tempo em que foram elevadas à categoria de freguesia, tomando desde então as denominações modernas, como se pode verificar compulsando as coleções de leis da extinta província. Pelo exposto, negando sanção ao projeto, seja ele devolvido à Assembléia Legislativa, em conformidade com o art. 14 da Constituição política do Estado.” 2

1991 – Papa celebra missa campal em Campo Grande. João Paulo II no dia seguinte à sua chegada à capital do Estado, cumpre a parte mais importante de sua agenda: missa campal para milhares de fiéis, em área e altar preparados especialmente para o ato, nas proximidades do cemitério Santo Amaro. A base de sua homilia foi a fidelidade conjugal, tema adequado a Campo Grande, à época, considerada a capital com maior número de divórcios no Brasil:
“Não vos deixeis abalar pelo temor de que a fidelidade a esses princípios éticos vos coloquem em situação de desvantagem, num ambiente em que, não raro, a lei moral é desprezada e grassa a corrupção.” 3
Em sua intensa programação, o Papa esteve, antes da missa campal, visitando o sanatório São Julião e à tarde abençoou a catedral de Santo Antônio, permanecendo no local cerca de uma hora, reunido com 450 leigos de todo o Brasil.

Notas

1 Taunay, MENSÁRIO DO JORNAL DO COMERCIO, p 175
2 Rubens de Mendonça, HISTORIA DO PODER LEGISLATIVO DE MATO GROSSO, p 214
3 Jornal DIARIO DA SERRA, 18-10-1991

De meu livro DATAS E FATOS HISTÓRICOS do Sul de Mato Grosso ao Estado do Pantanal, Edipan, 2001 p 377

Nenhum comentário: